O Dia Internacional da Mulher é uma data comemorativa que foi oficializada pela ONU (Organização das Nações Unidas) na década de 1970.
A data foi criada por décadas de engajamento político das mulheres pelo reconhecimento de suas causas sempre voltadas ao combate das desigualdades e discriminação de gênero em todo mundo.
Simboliza a luta histórica das mulheres na conquista de condições de equidade tanto no campo do convívio afetivo, familiar, cultural e social quanto para as questões relacionadas ao mercado de trabalho e a promoção do envelhecimento saudável. Inicialmente, essa data, remetia à reivindicação por igualdade salarial, mas, atualmente, simboliza a luta das mulheres não apenas contra a desigualdade salarial, mas também contra o machismo e as inúmeras violências que as mulheres sofrem em seu cotidiano e em todas as idades.
Mulheres idosas sofrem uma dupla carga de discriminação na sociedade: o machismo e o idadismo (preconceito etário). Se assumir velha na sociedade é inaceitável por pressões estéticas e pela fragilidade e improdutividade, que é sempre atribuída erroneamente às pessoas idosas.
O 8 de março é um momento para combater o silêncio que existe e que normaliza a desigualdade e as violências sofridas pelas mulheres de todas as idades, além de ser um momento para repensar atitudes e tentar construir uma sociedade sem desigualdade, sem idadismo e preconceito de gênero.
Deixamos aqui nossa homenagem e reflexão para todas as mulheres, e em especial para nossa parceira @itavó, que têm contribuído muito em seu perfil com a autoestima de outras mulheres idosas.
Feliz dia da MULHER!
Fonte:
https://brasilescola.uol.com.br/datas-comemorativas/dia-da-mulher.htm?aff_source=56d95533a8284936a374e3a6da3d7996
https://www.unwomen.org/es/noticias/en-la-mira/2022/03/en-la-mira-dia-internacional-de-la-mujer-2022?gclid=Cj0KCQiAmpyRBhC-ARIsABs2EAoWYX4jneCWBb_R8mxfIMRUoWT-Hlmxx1v9CscGHJy3of89oJ7OhFoaAoAxEALw_wcB
Comments