top of page
duv-idoso-faixa.jpg
duv-idoso-logo.png

PATROCÍNIO

nestle-health-science_footer.png

Conheça 5 fatos importantes sobre o AVC



O Acidente Vascular Cerebral (AVC), popularmente conhecido como derrame cerebral, é um déficit neurológico devido às falhas no fornecimento de sangue aos vasos cerebrais, ou seja, ocorre quando há problemas na irrigação sanguínea do cérebro. Responsável pela morte de células nervosas da região cerebral atingida, o AVC pode se originar de uma obstrução de vasos sanguíneos, o chamado acidente vascular isquêmico, ou de uma ruptura do vaso, conhecido por acidente vascular hemorrágico.

O AVC é a segunda causa de morte no mundo, globalmente, ocorre uma morte por derrame cerebral a cada 6 segundos no mundo e 1 em cada 4 adultos com mais de 25 anos terá um AVC durante a vida. Mais de 13 milhões de pessoas terão um derrame a cada ano e cerca de 5,5 milhões de pessoas morreram como resultado.

Sobreviventes de derrame podem ter deficiências variadas, incluindo dificuldades de mobilidade e fala, bem como a forma como pensam e se sentem. O AVC é a primeira causa de incapacidade no mundo, podendo ser o impacto do derrame de curto e longo prazo, dependendo de qual parte do cérebro é afetada e da rapidez com que é tratada, por isso é tão importante conhecer os sinais e sintomas:


1) Fraqueza, falta de coordenação, dificuldade ou incapacidade de se movimentar ou dormência na face (paralisia facial), nos braços ou nas pernas, geralmente afetando um dos lados do corpo;

2) Comunicação confusa, perda súbita da fala ou dificuldade para se comunicar e compreender o que se diz;

3) Dor de cabeça muito forte, sem causa conhecida, sobretudo se acompanhada de vômitos;

4) Perda da visão ou dificuldade para enxergar com um ou ambos os olhos.

5) Pode causar a morte das células cerebrais em poucos segundos, por isso o acesso rápido ao tratamento salva vidas e melhora a recuperação. Se você detectar sinais de AVC, chame uma ambulância imediatamente.

O AVC pode ser prevenido com hábitos de vida saudável, segundo o Ministério da Saúde. A Academia Brasileira de Neurologia (ABN) estima que 90% dos casos de AVC poderiam ter sido evitados com a adoção de um estilo de vida mais saudável que inclui: Não fumar, não consumir álcool, não fazer uso de drogas, manter uma alimentação saudável, manter o peso ideal, beber bastante água, praticar atividade física regularmente e manter a pressão arterial e a glicose sob controle.

A reabilitação, muitas vezes se inicia um ou dois dias após o episódio de Acidente Vascular Cerebral e é conduzido por equipe multiprofissional envolve um processo de aprendizagem que exige paciência e resiliência do paciente e, também, do seu cuidador, que tem uma função extremamente importante durante toda a reabilitação.

Fonte:




Comments


APOIO

logo-abg-branco.png
logo-sbgg.png
logo-ashoka-branco.png
logo-acirmesp-branco.png
bottom of page