
O tratamento com quimioterapia e radioterapia causam efeitos colaterais que podem dificultar a alimentação, como: náuseas, vômitos, feridas na boca, cansaço, boca seca ou alterações no sabor e cheiro dos alimentos e fatores emocionais como se sentir triste, preocupado ou deprimido.
Esses efeitos colaterais variam de paciente para paciente e também de acordo com o tipo de câncer, deve-se portanto procurar orientação médica, específicas para o seu caso.
Mesmo não querendo comer, é importante que o paciente se esforce para manter o peso, ter mais energia e reduzir o risco de desnutrição em um momento tão importante para o tratamento.
O que eu posso fazer para comer o suficiente?
Fazer 5 a 6 refeições por dia, ao invés de 3 refeições grandes.
Beber líquidos entre e as refeições, ao invés de durante as refeições
Comer petiscos saudáveis entre as refeições
Adicionar castanhas, leite em pó aos alimentos, para aumentar seu conteúdo calórico
Testar a adição e retirada de alguns condimentos, mesmo se você anteriormente gostava do condimento, como alho e pimenta (pode ser que durante o tratamento, você não tolere alguns deles)
Torne o momento da refeição um horário agradável, com familiares e amigos
Caso o ato de cozinhar não seja agradável, peça auxílio para que alguém prepare as refeições e congele para que não tenha que cozinhar em todas as refeições
Faça uma pequena caminhada cerca de 1 hora antes de se alimentar, para te ajudar a ter apetite.
Converse com seu médico e nutricionista sobre suplementos
Se está com a boca seca, intestino preso ou diarreia, beba muito líquidos (não apenas água, mas sucos, água de coco, bebidas isotônicas, chás, picolé, sorvetes)
Se tem feridas na boca, coma alimentos macios para engolir mais facilmente
Se está com náuseas, os alimentos devem ser leves e secos, como bolachas, arroz e torradas. Não fique muito tempo sem se alimentar. Chupe gelo com sabores variados.
Se está com alterações na sensação de gosto e cheiro, escolha alimentos com boa aparência e odor agradável, se gosto metálico, evite a carne vermelha.
Converse com seu médico e sempre siga as orientações para o seu caso.
FONTE: https://ingoh.com.br/manejando-perda-apetite/
Comments