Acontece no mês de março, a conscientização da prevenção do câncer colorretal.
O câncer colorretal diz respeito aos tumores malignos que afetam os segmentos do intestino grosso, como o cólon, o reto e o ânus. É tratável e, na maioria dos casos, curável, ao ser detectado precocemente. Porém, a taxa de mortalidade causada por essa doença é alta, principalmente na população feminina mais velha. São fatores de risco para o desenvolvimento de câncer colorretal: idade, histórico familiar, dieta baseada em gorduras animais e embutidos, baixa ingestão de frutas, vegetais e cereais integrais, etilismo e tabagismo, obesidade e sedentarismo
A idade é um fator de risco não modificável, por isso é necessário evitar práticas não saudáveis e ter bons hábitos, como seguir uma dieta balanceada e praticar de atividade física regularmente.
O câncer colorretal geralmente é assintomático, entretanto, devem ser valorizados os sintomas e sinais de alerta, tais como: alteração do hábito intestinal, dor abdominal e sangue nas fezes.
Exames de rastreamento como a pesquisa de sangue oculto na fezes e a colonoscopia podem ser úteis, desde que recomendados pelo médico que saberá indicar o que é mais adequado para cada pessoa.
Tão importante quanto a informação de credibilidade é a sua ação. Cuide-se e cuide também de quem é importante para você.
Ficou com dúvida sobre o tema? Mande sua pergunta para gente.
Yorumlar