Chegou o mês de Outubro, mês da conscientização e prevenção do câncer de mama, com campanhas nacionais e internacionais do Outubro Rosa, hoje vamos ressaltar a importância de manter a rotina de exames preventivos, mesmo em mulheres mais velhas.
O envelhecimento é um dos principais fatores de risco para o câncer de mama e contraditoriamente a medida em que se passa dos 70 anos, existe a tendência a diminuir a realização de mamografias de rotina, tendem a não reportar sintomas mamários como nódulos e de modo geral a realização do tratamento neste grupo também diminui. Na maioria das vezes, a mulher dita “idosa” pode ser tratada da mesma forma que aquelas mais jovens. Como sempre lembramos, cada caso é único, mas para além da idade, para a definição do tratamento, deve-se levar em conta outros fatores como doenças associadas.
Frequentemente os médicos se deparam com casos em que se é questionado se o tratamento será necessário ou se não irá causar mais danos e sofrimento para a pessoa idosa. Trata-se, porém, de uma visão equivocada e que precisa ser superada.
A resposta é que a maioria destas pacientes irá se beneficiar do tratamento e as eventuais omissões podem diminuir a expectativa e a qualidade de vida.
Em média, metade das mulheres idosas com câncer de mama morrem desta doença e não de outras moléstias. Ao avaliarmos exclusivamente a mortalidade por câncer de mama, notamos que as mulheres idosas têm menor chance de cura que as jovens. Isto ocorre principalmente por 2 razões: atraso no diagnóstico e omissão de tratamentos.
De modo geral o tratamento do câncer de mama na mulher idosa deve seguir as mesmas diretrizes usadas na população geral. Obviamente, quando existirem limitações clínicas, podemos fazer adaptações e diminuição desta terapia.
Aproveitamos o mês, para alertar pacientes e familiares para a necessidade de mudarem a forma de encarar a prevenção e o tratamento do câncer de mama entre essa população. A mamografia de rotina, auto exame e medidas de prevenção não se limitam à idade.
FONTE:
https://www.cancerdemamabrasil.com.br/cancer-de-mama-em-mulheres-idosas/
https://sbmastologia.com.br/medicos-alertam-para-a-negligencia-no-cuidado-ao-cancer-de-mama-em-idosas/
Comments