Contar para as pessoas que você está com câncer pode ser tão difícil quanto receber o diagnóstico, entretanto é preciso enfrentar esse momento e encontrar a melhor forma de dar essa notícias. Deve-se refletir muito antes, ter clareza do diagnóstico, estar ciente do caminho que será percorrido e levar em consideração que para cada pessoa a abordagem pode ser diferente.
Durante o processo de descoberta de sintomas, realização de exames, idas aos médicos até que o diagnóstico seja estabelecido, normalmente já temos alguns familiares e amigos envolvidos nesse processo, mas cada caso é um caso, a decisão sobre quando, como e para quem falar é muito pessoal. O fato é que esse momento requer preparo e apoio.
Após dar a notícia considere a forma como você está se sentindo para dar seguimento a essa conversa, você pode estar se sentindo inseguro para falar sobre a doença e responder as perguntas, caso precise pedir ajuda ou simplesmente precise de um tempo para si mesmo e retomar a conversa posteriormente. A forma como você está se sentindo também vai ser um bom orientador para escolher com quem conversar primeiro e posteriormente essa mesma pessoa pode estar ao seu lado no momento de dar a notícia a mais pessoas.
Preparamos algumas dicas que podem te ajudar a nortear esse processo de dar a notícia frente ao diagnóstico de câncer:
- Conversando com Parentes e Amigos
- Não se aborreça. Mesmo com boas intenções, alguns amigos e familiares podem falar coisas que você prefere não ouvir, contar histórias sobre outras pessoas, dar conselhos entre outras coisas. - Saiba que as intenções provavelmente são as melhores.
- Aceite ajuda. Diante da notícia do diagnóstico, muitos amigos e familiares podem te perguntar se há algo que possam fazer para ajudar. Faça uma lista das tarefas que possam te ajudar nesse momento, mesmo que seja apenas para dar uma atenção extra para seus filhos.
- Mantenha-os atualizados. Por mais que você não possa ligar ou visitar cada um com tanta frequência, dê um jeito de deixar os amigos e familiares sempre a par do seu tratamento e suas evoluções, mesmo que seja pela internet.
- Decida: para quem e como você vai contar? Planeje a conversa. As reações são as mais variadas possíveis.
- Esteja preparado para isso e para as perguntas que podem ser feitas.
- Estabeleça limites. Apesar das boas intenções, o carinho e a preocupação dos amigos e familiares podem acabar lhe cansando, se for o caso converse com eles e estabeleça dias e horários para visitas e telefonemas.
Além dos amigos e familiares, você pode sentir a necessidade de procurar outros tipos de ajuda e meios de conversar abertamente sobre a doença. Pode ser um padre, profissionais da área da saúde, grupos específicos, e até mesmo outros pacientes, o importante é ter alguém que você possa contar e falar abertamente sobre a doença.
FONTE: https://alessandramorelle.com.br/como-contar-sobre-o-cancer-para-familia/
Commentaires