Quem cuida de alguém com câncer também precisa de cuidado e especialmente de autocuidado. Para ajudar a entender de que maneira isso pode ocorrer na prática, este é o terceiro artigo que publicamos sobre o tema. Se quiser ler os primeiros, clique aqui e aqui.
A seguir, listamos mais alguns pontos para que você considere como cuidador.
Compartilhe o tempo com seu ente querido com câncer
O câncer pode aproximar você e seu ente querido mais do que nunca. Muitas vezes, as pessoas se aproximam quando enfrentam desafios juntas. Se puder, reserve um tempo para compartilhar momentos especiais com ele ou ela. Isso pode ajudá-lo(a) a avançar em direção ao futuro com uma perspectiva positiva e sentimentos de esperança.
Escreva em um diário
Pesquisas mostram que escrever ou manter um diário pode ajudar a aliviar pensamentos e sentimentos negativos. E pode realmente ajudar a melhorar sua própria saúde. Você pode escrever sobre suas experiências mais estressantes ou expressar seus pensamentos e sentimentos mais profundos. Você também pode escrever sobre coisas que fazem você se sentir bem, como um dia bonito ou um colega de trabalho ou amigo gentil. Para quem não gosta de escrever, o diário pode ser de registros em áudio, por exemplo, que você faça para si mesmo.
Procure o positivo
Pode ser difícil encontrar momentos positivos quando você está ocupado ou até sobrecarregado cuidando de alguém com câncer. Também pode ser difícil, no início, ajustar-se ao seu papel de cuidador. Muitos cuidadores dizem que buscar as coisas boas da vida e sentir gratidão os ajuda a se sentirem melhor. E saiba que não há problema em rir, mesmo quando seu ente querido está em tratamento. Na verdade, é saudável. O riso libera a tensão e faz você se sentir melhor. Manter o senso de humor em tempos difíceis é uma boa habilidade de enfrentamento. Mas não se cobre: cada pessoa tem uma maneira de reagir a cada situação e os seus sentimentos podem ser muito diferentes ao longo de um dia ou de um período.
Procure maneiras de se sentir grato
Você pode se sentir grato por poder estar presente para seu ente querido. Você pode ficar feliz pela chance de fazer algo positivo e se doar a outra pessoa de uma forma que você nunca imaginou que poderia. Alguns cuidadores sentem que tiveram a chance de construir ou fortalecer um relacionamento. Isso não significa que cuidar seja fácil, sem estresse ou sem frustrações. Mas encontrar significado no cuidado pode facilitar o gerenciamento do dia a dia.
No próximo artigo conjunto, vamos falar sobre o autocuidado com o corpo e seus benefícios para lidar com os sentimentos.
Conheça também o Espaço do Familiar, no site do Instituto Oncoguia e um Guia que pode ser muito útil para você.
Duv-Idoso e Oncoguia
Fontes:
Comentários