A depressão é um transtorno mental que pode ocorrer em qualquer fase da vida. Na pessoa idosa, esse transtorno pode ter algumas características específicas e com sintomas diferentes dos que comumente acometem os adultos jovens.
Enquanto nos adultos as queixas mais comuns são de humor deprimido, desinteresse e sentimentos de inutilidade e culpa, nos idosos é comum queixas somáticas (dores pelo corpo, alterações gastrointestinais como constipação ou diarreia), alterações do sono, apatia, queixas de memória (falhas de memórias leves e sem perda importante da funcionalidade), sentimentos de inutilidade e queixas inespecíficas que não fecham um diagnóstico claro.
São muitos os fatores de risco que favorecem um quadro depressivo. É nesta fase da vida que geralmente a pessoa enfrenta mudanças indesejadas, acometimento de algumas doenças, aposentadoria, perdas e sentimento de luto. Além disso, a depressão pode estar associada a alguma doença física como anemia, hipotireoidismos, baixas doses de vitamina no sangue, também podendo ocorrer após eventos graves de saúde como infarto, covid, câncer, entre outros.
Temos que ficar atentos aos sinais de alerta e não subestimar essas queixas como: “coisas da idade”, mas sim a indícios de transtornos que exigem ajuda profissional.
Caso tenha alguma suspeita de depressão na pessoa idosa, procure um médico e informe corretamente os sintomas e alterações observadas.
A depressão tem tratamento para todas as idades!
Comments