Ao envelhecer, o organismo sofre alterações que podem afetar a ingestão e digestão adequada dos alimentos, assim como também há uma queda nos níveis de absorção de alguns nutrientes.
O sintoma mais comum da desnutrição em idosos é a perda de peso corporal. No entanto, não é apenas essa a principal questão. Pode ocorrer perda de massa muscular associada a um comprometimento da marcha e do equilíbrio. E ainda alterações como cansaço excessivo e prejuízo na imunidade (resultando em infecções frequentes) entre outras.
Um profissional de saúde, médico ou nutricionista, deve ser consultado para o diagnóstico e a orientação correta para cada caso.
Em algumas situações, além da dieta, pode ser indicada a suplementação.
=> A dica de hoje é sobre a alimentação.
Antes de planejar as compras, é importante atentar-se aos problemas de saúde que o idoso possa ter que influenciam na alimentação, como: diabetes, hipertensão, obesidade, intolerância ao glúten ou à lactose e seguir as orientações de um profissional da saúde.
Procure manter uma rotina de horários e frequência das refeições: entre o café da manhã, almoço e jantar inclua um lanche ou uma fruta, e, mesmo que o idoso não demonstre apetite, evite pular as refeições.
Algumas orientações sobre a alimentação do idoso:
• As refeições devem ser feitas sem pressa e no tempo de cada um
• Não exagere na quantidade, as refeições devem ser pouco volumosas
• Mesmo que o idoso tenha algum tipo de dificuldade, ele não deve ser isolado durante as refeições. Este é um momento importante de convivência e interação com familiares e amigos
• A saúde bucal deve ser analisada de tempos em tempos, pois próteses mal adaptadas e problemas de dentição podem prejudicar
• Ofereça refeições com diferentes cores, sabores, formas, texturas e aromas
• É importante lembrar da ingestão de líquidos regularmente
Ter uma boa alimentação na velhice é fundamental para a qualidade de vida do idoso.
Além de poder ajudar na prevenção e controle de doenças, contribui para um momento de socialização e prazer.
Cuide-se bem!
Fontes:
Comments