Como na maioria dos países, no dia 01 de Outubro é comemorado o dia da pessoa idosa. Atualmente no Brasil, os idosos representam 14,3% da população, ou seja, 29,3 milhões de pessoas. Em 2030, o número de idosos deve superar o de crianças e adolescentes de zero a quatorze anos. Constatando que a mudança demográfica, para o aumento da população idosa é um fenômeno mundial e que idealmente precisamos nos preparar para as especificidades que chegam junto a essa transição.
Acerca da velhice e envelhecimento existem infinitas pautas que podemos abordar, hoje nos atemos para os principais objetivos e importância da existência dessa data para além de homenagear a pessoa idosa, visando sensibilizar a sociedade para as questões do envelhecimento, destacando a necessidade de proteção e de cuidados para com essa população, por exemplo:
– chamar a atenção para a existência de desigualdades, preconceitos e discriminações
– aproveitar as experiências e o aprendizado ao longo da vida dos cidadãos da chamada terceira idade criando políticas proativas e adaptativas de trabalho, promovendo proteção social e dando acesso à cobertura universal de saúde;
– refletir sobre as melhores práticas, lições e progressos para mudar as narrativas e estereótipos negativos que envolvem a velhice.
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) é classificado como idoso, pessoas com mais de 65 anos de idade em países desenvolvidos e com mais de 60 anos nos países em desenvolvimento.
No Brasil, em 1º de outubro de 2003, foi aprovada a Lei nº 10.741 (Estatuto do Idoso) que ressalta que é obrigação da família, da comunidade, da sociedade e do Poder Público assegurar ao idoso, com absoluta prioridade, a efetivação do direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, à cultura, ao esporte, ao lazer, ao trabalho, à cidadania, à liberdade, à dignidade, ao respeito e à convivência familiar e comunitária.
Que esse dia nos faça refletir sobre como podemos contribuir para inclusão da pessoa idosa com amor, respeitando cuidadosamente as possíveis limitações e acreditando que o desenvolvimento humano nunca cessa.
Invariavelmente participamos e caminhamos juntos rumo a essa fase da vida que somam-se experiências, histórias felizes e tristes, hábitos e escolhas que tivemos ao longo de toda vida.
Não acordamos de um dia para outro nessa fase da vida, construímos dia após dia a velhice que teremos no futuro. E você, como quer construir sua velhice?
FONTE: https://bvsms.saude.gov.br/01-10-dia-nacional-do-idoso-e-dia-internacional-da-terceira-idade-a-jornada-para-a-igualdade/
https://educacao.uol.com.br/datas-comemorativas/1001---dia-internacional-do-idoso.htm
Comments