Após o diagnóstico de câncer, passamos por um processo de aceitação também nos preparamos para contar a notícia aos familiares, amigos e colegas de trabalho.
É importante compreender que durante este processo é provável que haja alterações emocionais que não devem ser ignoradas, portanto caso isto ocorra procure por um profissional que possa ajudá-lo tome o tempo que for necessário! Após essa etapa, começamos a entender que alguns aspectos da rotina vão se alterar naturalmente por conta da agenda de consultas médicas, procedimentos e eventuais efeitos colaterais, mas isso não significa que as atividades habituais sejam abandonadas.
Claro que a prioridade a partir desse momento deve ser o tratamento e primeira coisa a se fazer é conversar com seu médico e equipe de saúde para entender melhor quais as etapas do seu tratamento, as recomendações e restrições físicas, dessa forma, estando em um quadro clínico estável, é possível manter a rotina de trabalho, estudos, exercícios físicos e os encontros com familiares e amigos.
No trabalho, por mais as vezes seja difícil falar sobre o assunto, é importante compartilhar com seu chefe e e colegas, para que eles possam ajudar durante essa fase. Para que entendam os dias que será preciso se ausentar para consultas, procedimentos e caso não se sinta disposto, dessa forma será possível adaptar e flexibilizar sua jornada de trabalho, em alguns pontos o trabalho pode ser um grande aliado ao tratamento.
Readapte, continue ou inclua exercícios físicos na sua rotina, os exercícios físicos reduzem a fadiga relacionada ao câncer, aumentam a força muscular e flexibilidade, podendo ajudar na melhora da qualidade de vida e nos casos de depressão e ansiedade. Converse com sua equipe de saúde para mais informações.
Sobre as atividades sociais, é importante que você não se afaste de familiares e amigos, faça um acompanhamento psicoterapêutico, busque redes de apoio (comunidades na internet, grupos de apoio) para entender e lidar melhor com essa nova fase. O lazer também não deve ser deixado de lado, portanto divirta-se e faça o que você sempre gostou de fazer!
Dentro de todas essas rotinas é importante que você mude alguns hábitos para ter uma qualidade de vida melhor, por exemplo: não consumir bebidas alcoólicas, não fumar, manter uma alimentação saudável e que favoreçam o tratamento.
Para todas as mudanças o mais importante é respeitar o seu tempo e entender que você sempre vai ter com quem contar, permita-se ser amparado, ajudado e cuidado!
Seja por um familiar, amigo, grupos de apoio e equipe de saúde, idealmente por todos. Seja para ajudar na organização das datas, acompanhar numa consulta ou exame, apoiar em uma tarefa do trabalho, uma conversa amiga, uma atividade prazerosa, são inúmeros detalhes que fazem a diferença.
FONTE: https://www.nestleoncologia.com.br/vou-comecar-o-tratamento/como-adaptar-rotina-durante-o-tratamento-do-cancer
https://oncologiaabc.com.br/beneficios-de-se-organizar/
Comments