Sabemos que a água exerce inúmeras funções em nosso organismo como, por exemplo, ajudar a remover as toxinas, regular a temperatura corporal, atuar no controle da pressão sanguínea, transportar nutrientes para as células, etc.
O corpo de um adulto é constituído por cerca de 70 % de água, mas conforme envelhecemos, esse percentual diminui.
Principalmente nos dias mais quentes, é importante que os idosos mantenham uma ótima hidratação com o intuito de evitar alguns problemas de saúde potencialmente gerados pela desidratação.
A falta de água ou a desidratação no organismo de um idoso pode causas inúmeros sinais e sintomas, tais como:
Constipação;
Tontura;
Sonolência;
Fadiga;
Indisposição;
Confusão mental;
Infecção de urina;
Dores de cabeça.
Além disso, é de suma importância orientá-los a tomarem água mesmo sem sede, uma vez que as alterações fisiológicas ocorridas durante o envelhecimento podem afetar essa percepção.
Existem algumas maneiras de estimular o consumo de água ao longo do dia, como:
Orientar o consumo de pelo menos um copo de água entre as principais refeições, sem ser muito próximo do horário das refeições para evitar interferência no apetite;
Em casa ou no trabalho, manter sempre visível uma garrafa de água;
Levar garrafas de água na bolsa quando saírem de casa.
Incentivar o consumo de água pura ou, como preferido por algumas pessoas, “temperada” com rodelas de limão, folhas de hortelã, casca de abacaxi, ervas (hortelã, manjericão, alecrim) e especiarias (canela, cravo, anis estrelado, cardamomo).
Ao mesmo tempo, para aqueles que possuem um consumo habitual muito alto de bebidas adoçadas em substituição à água, uma redução gradual é provavelmente mais factível e efetiva a interrupção abrupta. Para tanto, seguem algumas sugestões e alternativas saudáveis para reduzir o consumo dessas bebidas adoçadas:
Água de coco natural e chás naturais podem ser consumidos, desde que com moderação e preferencialmente sem a adição de açúcar ou com o mínimo possível;
Sucos naturais feitos a partir da fruta podem ser consumidos, mas não devem ser prioridade, pois não fornecem os mesmos benefícios e nutrientes que o consumo da água ou da fruta inteira.
O leite pode ser consumido puro, com café ou batido com frutas, porém é importante alertar que este não deve substituir as refeições principais nem a água.
RECEITAS SAUDÁVEIS
Suchá de abacaxi com erva-doce
200 ml de chá de erva-doce
1 rodela de abacaxi
3 folhas de hortelã
Gelo à vontade
Modo de preparo: Bata todos os ingredientes no liquidificador ou no mixer. Acrescente o gelo na hora de bater (ele ficará triturado, como em uma raspadinha) ou já no copo, em cubos. Distribua o suchá em dois copos e sirva em seguida. Quanto mais fresquinho, mais gostoso!
Vitamina de morango, banana e aveia
¾ de xícara (chá) de leite ou bebida vegetal, da sua preferência
1 xícara (chá) de morangos
1 banana madura pequena
¼ de xícara (chá) de iogurte natural
2 colheres (sopa) de aveia em flocos finos ou farelo de aveia
1 colher (chá) de mel ou melado de cana
Morangos para decorar (opcional)
Modo de preparo: Bata todos os ingredientes no liquidificador ou no mixer até atingir uma consistência homogênea. Decore com morangos fatiados. Sirva em seguida.
Picolé de Kiwi verde e amarelo
500ml de água de coco
1 Kiwi amarelo fatiado (sem casca)
1 Kiwi verde fatiado (sem casca)
Modo de preparo: Descasque os kiwis e corte-os em rodelas. Utilize formas próprias para picolés. Adicione a água de coco até a metade da forma, adicione 1 fatia de kiwi amarelo e 1 de kiwi verde. Se necessário, complete com mais água de coco. Coloque o palito e leve para o congelador, por pelo menos 4 horas.
Commenti