O tratamento oncológico em pacientes idosos é um dos grandes desafios atuais, pois as evidências sobre as condutas terapêuticas desse grupo, são escassas já que, geralmente, é uma faixa etária que convive com outras doenças crônicas e outras fragilidades da idade. Um estudo realizado em 2013, por exemplo, constatou que 60% dos medicamentos novos aprovados pela Food and Drug Administration (FDA) não ofereciam informações sobre seu uso em idosos.
Esse desafio cresce à medida que estima-se que, em 2040, 70% dos diagnósticos de câncer serão de pessoas com mais de 65 anos. Para eles, o tratamento deve levar em conta não apenas o tumor, mas também o impacto dessas outras doenças e a autonomia e independência do doente.
Devido às peculiaridades dos pacientes idosos, começa a ganhar força o atendimento com enfoque onco geriátrico, que tem como finalidade oferecer cuidado multidisciplinar ao idoso com câncer. O principal objetivo da oncogeriatria é definir juntamente com o paciente e sua família, por meio da aplicação de uma avaliação geriátrica ampla, o melhor tratamento para o idoso com câncer considerando todos os aspectos (biopsicossocioculturais) que envolvem o tratamento e qualidade de vida do paciente.
Os benefícios da oncogeriatria vão desde individualizar o tratamento do idoso com câncer até melhorar a qualidade de vida, sendo indicada para indivíduo com mais de 65 anos que recebeu diagnóstico de câncer.
Vale lembrar sobre a importância da prevenção e o diagnóstico precoce das neoplasias, pois oferecem uma grande oportunidade de sucesso no combate ao câncer.
Siga sempre as recomendações do seu médico e equipe de saúde e não deixe de realizar os exames indicados pelo seu geriatra.
Comments