O diabetes é uma doença crônica que afeta a maneira como o corpo utiliza a glicose contida nos alimentos. Isso ocorre devido à insuficiência ou má absorção de insulina, um hormônio produzido pelo pâncreas, responsável por levar a glicose até as células.
Como as pessoas com diabetes não conseguem produzir quantidades suficientes para transportar e levar o açúcar para dentro das células do corpo, consequentemente ocorre uma diminuição da geração de energia nessas células. Devido à falta ou resistência das células à ação da insulina, a glicose, que não é capaz de entrar na célula sem esse hormônio, acaba ficando na corrente sanguínea, levando a um quadro de hiperglicemia, ou excesso de açúcar.
A principal diferença entre o diabetes tipo 1 e o tipo 2 é que o diabetes tipo 1 é uma doença autoimune, na qual o pâncreas não produz insulina de forma definitiva. É uma condição menos comum e acomete pessoas, em geral, mais jovens.
No diabetes tipo 2, o pâncreas ainda produz insulina, porém, de forma insuficiente. É uma doença bem mais frequente, representando a maioria dos casos e tem uma relação direta com o sobrepeso e a obesidade.
Pode ser assintomática ou pouco sintomática no início. Por isso, é essencial o acompanhamento regular da equipe de saúde.
Cuide-se bem!
Referências:
Sociedade Brasileira de Diabetes - https://diabetes.org.br/
Comments